Sócrates e outros filósofos gregos, que viveram antes de Cristo, tinham vários discípulos ou alunos que eram seus seguidores. Para ensiná-los eles usavam o método das discussões, na qual uma série de questões eram feitas, não apenas para obter respostas específicas, mas para encorajar também uma compreensão clara e fundamental do assunto sendo discutido.
Jesus usou método semelhante ao perguntar: “O que vos parece?” (lucas 6:9) “Quem o povo diz que o Filho do Homem é?” (Mateus 16:13), “O que é que a nossa Lei diz sobre o sábado? O que é permitido fazer nesse dia: o bem ou o mal? Salvar alguém da morte ou deixar morrer?” (marcos 3:4), etc. Na lição desta semana descobrimos que este método é eficaz para quem deseja testemunhar aos amigos. Pense em perguntas intrigantes e você terá respostas interessantes. Por exemplo: “O que surgiu primeiro o ovo ou a galinha?” (A resposta não importa, pois em ambos os casos foi preciso Alguém para criá-los). Ao ler sua bíblia peça a Deus que lhe dê sabedoria para iniciar um diálogo interessante com os seus amigos.
Pense: A mulher samaritana não disse: “Achei o Messias”, mas “Venham ver o homem que disse tudo o que eu tenho feito. Será que ele é o Messias?” (João 4:29)
Por que o método dela foi eficaz? Será que se ela dissesse que o Messias era um judeu e que estava junto ao poço pedindo-lhe água, os samaritanos teriam se interessado em conhecê-lO. Muitas vezes a nossa abordagem cria os preconceitos.
Decisão: Para alguns adolescentes é muito difícil testemunhar porque são tímidos e não tem facilidade em conseguir a atenção de ouvintes.
A Thaís é uma adolescente que também tem dificuldade em conseguir ouvinte, então ela leva livros interessantes da Casa Publicadora para o colégio para ler no recreio e nos intervalos. Como ela sabe escolher os melhores, tem conseguido despertar a curiosidades de várias amigas. Ela empresta os livros e depois do interesse despertado, tem entregado estudos bíblicos. Quem sabe você não deveria fazer o mesmo? Carla, outra adolescente, sempre dá CDs e DVDs de músicas como presente para as amigas. Foi assim que muitos de seus amigos sentiram interesse em conhecer a igreja. Se você tem amigos que gostam de música, quem sabe você não faz o mesmo? Eloíse é uma menina de nove anos. Desde pequena aprendeu que deveria testemunhar de Jesus, mas não sabia como poderia fazer isso. Então, aos sete anos ela resolveu começar a levar folhetos para a escola. Ela os colocava dentro das mochilas dos amigos. Talvez você pense que isto seria uma perda de tempo, afinal, crianças pequenas não leem folhetos. Mas não foi o que aconteceu. Um amiguinho, o Iago gostava dos materiais. Eloíse também convidava os amigos da escola para irem a igreja e Iago decidiu ir. Como os avós tinham certo preconceito para com os adventistas, o levaram em várias igrejas, menos na adventista. Mas, “Assim também é a minha palavra: ela não volta para mim sem nada, mas faz o que me agrada fazer e realiza tudo o que eu prometo.” Isaías 55:11. Assista esta história, depois ore pedindo a Deus que o encoraje a testemunhar de alguma maneira para os seus amigos. | ||||||
"pessoas são como músicas! Algumas nós gostamos desde o início, outras depois de um tempo.São feitas pra serem ouvidas e compreendidas. Algumas tocam nossa vida... Mas tem uma, aquela especial que é a nossatrilha sonora.
sexta-feira, 5 de abril de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário