quinta-feira, 29 de agosto de 2013


Sexta-feira, 30/8/2013 

 Uma vida dedicada a Deus 


Comentário por Sandra Zafalan Pescuma
Em frente a igreja havia um grupo de pessoas conversando animadamente. Quando eu me aproximei e perguntei quem poderia ministrar estudos bíblicos para mim e meu esposo, imediatamente todos se calaram.

Ficaram surpresos com a situação e sem saber o que falar um rapaz prontamente anotou o número do meu telefone. Durante a semana ele me ligaria para conversarmos e marcar o dia do estudo.
Quando voltei para o carro meu marido me disse que não sabia do meu interesse em ser adventista. Eu respondi que nem eu, mas nós precisávamos entender através da bíblia o que estava acontecendo no mundo para proteger a Júlia.

A princípio meu marido não queria aceitar a minha decisão, pois desde a sua infância, ele nunca teve contato com a Bíblia. A sua família, assim como a minha tinham uma religião por tradição e costumes. Não imaginávamos o que estava por vir.

Duas semanas depois iniciamos nosso estudo bíblico e eu fiquei maravilhada com o que estava aprendendo. Descobri que há um Deus que cuida de nós, que nos ama, que se sacrificou por nós e um dia vai voltar para nos buscar. Após cinco meses estudando as Sagradas Escrituras meu marido e eu, nos batizamos e a Júlia foi apresentada na Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Nestes doze anos de uma nova vida eu agradeço a Deus por nos ter dado a grande oportunidade de conhecê-Lo e servi-Lo. Através de tantos sinais o Espírito Santo falou a nós, mas especialmente usando uma criança como instrumento em Suas mãos nos revelou o Seu amor.
Feliz Sábado! E obrigada por partilhar comigo estes momentos.
Pense: ”Deixai via a Mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus.” Mc. 10:14
Decisão: A partir de hoje, quando você presenciar qualquer cena que envolva criança, procure tirar lições do seu comportamento antes de criticar, ok? Lembre-se: todos nós já fomos crianças um dia.


Quinta-feira, 29/8/2013 

 Prontos para Servir! 

Comentário por Sandra Zafalan Pescuma
Os meses foram passando e chegou setembro, mais exatamente dia 11. Muitos de vocês não vão se lembrar do que aconteceu, mas com certeza já ouviram falar do ataque às torres gêmeas em Nova Iorque.
Naquele dia eu estava sentada no sofá da sala brincando com a Juju. Liguei a TV e as cenas que eu vi me deixou muito assustada, confesso que pensei que fosse um filme, mas em todos os canais de televisão as cenas eram as mesmas. Aquilo não era filme, era a mais trágica realidade.

A grande metrópole estava sendo atacada e milhares de pessoas assistiram a destruição das imponentes torres. Junto com ela, centenas de pessoas perderam a vida.
Chocada com o que estava assistindo, olhei para Júlia, ainda bebê e totalmente dependente das minhas decisões com relação a sua vida eu me lembrei que havia dedicado minha criança a Deus e precisava fazer alguma coisa para protegê-la.

Assim que meu marido chegou, nós conversamos sobre o atentado e eu falei pra ele que precisávamos fazer algo. Na minha concepção o mundo estava acabando e nós precisávamos proteger a nossa filha. Sugeri que procurássemos uma igreja. Eu não sabia exatamente qual a denominação nem o lugar exato, mas sabia que era perto de casa. No sábado seguinte saímos para procurar e paramos em frente uma igreja e eu tinha certeza que era aquela que estávamos procurando. Continua amanhã!
Pense: A sabedoria de Deus é um “mistério’ escondido anteriormente dos olhos humanos, mas revelado por meio de Cristo e esclarecido aos cristãos pelo Espírito.
Decisão: Você já ouviu a voz do Espírito Santo? Entre no seu quarto para ter essa conversa bem particular com Ele. No silêncio você ouvirá a Sua voz.

com essas lindas paisagens podemos observas as maravilhas ao redor da Terra.

Estado vai mapear hábitos alimentares de 13 mil estudantes

FERNANDA PEREIRA NEVES
DE SÃO PAULO

Escolas estaduais paulistas vão medir e pesar alunos dos ensinos fundamental e médio a partir da segunda metade de setembro.
O objetivo é traçar um perfil dos hábitos alimentares de 13 mil alunos e acompanhar casos de obesidade, sedentarismo e doenças como hipertensão e diabetes.
O levantamento será feito por amostragem e vai incluir 128 escolas que atendem alunos de 6 a 18 anos.
Quatro profissionais de cada instituição, entre eles o professor de educação física e o diretor, já foram capacitados e orientados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia para começar com as pesagens e medições, segundo Ana Leonor Sala Alonso, coordenadora de Infraestrutura e Serviços Escolares da Secretaria da Educação.
Junto à medição, à pesagem e ao questionário que deverá ser preenchido pela família do aluno, a Secretaria da Educação vai fazer alterações na merenda dessas unidades. Segundo a pasta, as primeiras mudanças já têm ocorrido desde janeiro.
"Já reduzimos o uso do sal. Vamos fazer outras mudanças com base nos dados do levantamento", diz Ana Leonor.
Seis meses depois da primeira etapa serão feitas novas medições para avaliar se houve perda de peso e melhora na saúde desses jovens.
"Também queremos atingir as famílias [dos alunos]. Isso deve ocorrer com as equipes de Saúde da Família e com as atividades da Escola da Família, que acontecem dentro das escolas durante a semana e para toda a comunidade aos fins de semana", disse a coordenadora.
Ainda para atingir os familiares dos alunos, a secretaria deve desenvolver palestras e materiais impressos.
"Temos alguns materiais baseados em indicadores que apontam para o aumento nos casos de hipertensão e diabetes entre crianças e adolescentes. Queremos fazer outros materiais com foco no caso do aluno, com uma linguagem voltada a toda família", afirma Ana Leonor.
A participação dos jovens não é obrigatória. Os pais terão que preencher um termo de consentimento.
28/08/2013 - 21h59

34% das federais já cumprem meta de cotas para a rede pública

DE BRASÍLIA

O MEC (Ministério da Educação) informou nesta quarta-feira (28) que 34% das universidades federais do país já reservam pelo menos metade de suas vagas a alunos de escolas públicas.
Pela lei de cotas aprovada no ano passado, a meta de 50% teria de ser cumprida apenas em 2016. Para 2013, a participação prevista é de 12,5% das vagas para alunos de escolas públicas.
Entre as dez universidades federais com maior oferta proporcional de vagas para cotistas estão a UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), em Santa Catarina, a UFSJ (Universidade Federal de São João del Rei), em Minas Gerais, e UFRR (Universidade Federal de Roraima).
Ainda segundo o MEC, o número de negros inscritos no Enem de 2013 aumentou 29% na comparação com 2012. O crescimento dos indígenas foi de 30%. Essas variações foram um pouco superiores ao crescimento de 24% do total de inscritos, que chegou a 7,2 milhões.
A inscrição de alunos que se declararam brancos aumentou 17%.
29/08/2013 - 17h03

Veja a lista dos 50 deputados que estavam na Câmara, mas não votaram no caso Donadon

DE BRASÍLIA

Ouvir o texto
Cinquenta deputados estavam presentes na Câmara mas não foram ao plenário na sessão que iria decidir a cassação do deputado federal Natan Donadon (ex-PMDB-RO). As ausências contribuíram para livrar da cassação o deputado-presidiário, primeiro parlamentar preso desde a volta do país à democracia, em 1985.
Durante a votação, que é secreta, o plenário registrou apenas 233 votos pela cassação --24 a menos do que o mínimo necessário. Outros 131 congressistas votaram pela absolvição e 41 se abstiveram. Dentre os 108 deputados que faltaram, 50 deles estavam no prédio e não foram votar.
Em números absolutos, o PT foi o partido que mais teve evasão de deputados: 11 não compareceram à sessão que poderia ter cassado Donadon. Proporcionalmente, o partido com mais "fujões" foi o PP: 21,1% dos presentes não votaram.
Natan Donadon foi condenado a mais de 13 anos de prisão pelo STF (Supremo Tribunal Federal) pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia de Rondônia por meio de contratos de publicidade fraudulentos.
Confira a lista completa dos omissos:
PT
Angelo Vanhoni (PR);
Beto Faro (PA);
Biffi (MS);
Iriny Lopes (ES);
João Paulo Cunha (SP), condenado no julgamento do mensalão;
Marina Santanna (GO);
Miguel Corrêa (MG);
Odair Cunha (MG);
Pedro Eugênio (PE);
Pedro Uczai (SC);
Vicentinho (SP);
PP
Beto Mansur (SP);
José Linhares (CE);
José Otávio Germano (RS);
Luiz Fernando Faria (MG);
Paulo Maluf (SP);
Renzo Braz (MG);
Toninho Pinheiro (MG);
Vilson Covatti (RS);
PMDB
André Zacharow (PR);
Eliseu Padilha (RS);
Gabriel Chalita (SP);
Genecias Noronha (CE);
José Priante (PA);
Leonardo Quintão (MG);
Newton Cardoso (MG);
PSD
Edson Pimenta (BA);
Eduardo Sciarra (PR);
Eliene Lima (MT);
José Carlos Araújo (BA);
Sérgio Brito (BA);
DEM
Claudio Cajado (BA);
Eli Correa Filho (SP);
Jorge Tadeu Mudalen (SP);
Lira Maia (PA);
PDT
Enio Bacci (RS);
Giovani Cherini (RS);
Giovanni Queiroz (PA);
PR
Valdemar Costa Neto (PR), condenado no julgamento do mensalão;
Vicente Arruda (CE);
PSB
Abelardo Camarinha (SP);
Paulo Foletto (ES);
PSC
Nelson Padovani (PR);
Pastor Marcos Feliciano (SP);
PSDB
Carlos Roberto (SP);
Marco Tebaldi (SC);
PC DO B
Jandira Feghalli (RJ);
PMN
Jaqueline Roriz (DF), outra deputada que escapou de cassação do mandato;
PPS
Arnaldo Jardim (SP);
PV
Eurico Júnior (RJ);