"pessoas são como músicas! Algumas nós gostamos desde o início, outras depois de um tempo.São feitas pra serem ouvidas e compreendidas. Algumas tocam nossa vida... Mas tem uma, aquela especial que é a nossatrilha sonora.
segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Se violação de sigilo atingiu presidente, o que dizer de cidadãos, afirma Cardozo
SOBERANIA DO BRASIL É INALIENÁVEL, DIZ CARDOZO SOBRE ESPIONAGEM DOS EUA
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta segunda-feira (2) que, caso comprovadas as denúncias de espionagem da presidente Dilma Rousseff, o governo brasileiro tem razões para se preocupar.
Para o ministro, "o que chama atenção é que a violação, se comprovada, atingiu a chefe do nosso governo". "Se chega ao ponto de a violação de sigilo atingir a Presidência, e, particularmente, a figura da presidente, o que não dizer de cidadãos brasileiros e empresas."
Cardozo, que sempre se referiu às denúncias na condicional, disse que as "violações, se comprovadas, não condizem com as relações bilaterais que o Brasil têm com os Estados Unidos."
Para o ministro da Justiça, a violação de sigilo "não pode acontecer sob nenhum pretexto", nem mesmo "para investigar ilícitos". A suposta espionagem, segundo Cardozo, é mais grave porque tem "uma dimensão política, empresarial". "Do ponto de vista valorativo, fica sem sombra de dúvidas piorado."
"Interceptações de dados só podem ser feitas em território brasileiro, com ordem judicial, e respeitado o principio da presunção da inocência", afirmou Cardozo.
Cardozo e outros ministros estiveram reunidos na manhã desta segunda com a presidente no Palácio do Planalto para discutir as denúncias de espionagem, reveladas na noite do domingo pelo programa "Fantástico", da TV Globo.
Na coletiva de imprensa do Itamaraty, Cardozo e Luiz Alberto Figueiredo, ministro das Relações Exteriores, evitaram falar da reação de Dilma na reunião com os ministros. "Estamos falando pelo governo brasileiro e, portanto, a nossa posição [externada hoje] é a da presidente da República", disse Cardozo.
Segundo os ministros, o Brasil acionará fóruns internacionais e abrirá diálogo com outros países, inclusive dos BRICs (Índia, China, Rússia e África do Sul, além do próprio Brasil), sobre o assunto.
Polêmicas, gafes e (quase) incidentes diplomáticos entre Brasil e EUA7 fotos
1 / 7
Simpsons no Brasil - Em 2002, foi ao ar um episódio da série de desenho animado "Os Simpsons" em que a família vem ao Brasil atrás de um garoto órfão chamado Ronaldo. O modo como o país foi retratado desagradou as autoridades. No desenho, os brasileiros falam com sotaque espanhol e a Amazônia é vizinha do Rio de Janeiro, onde cobras e macacos passeiam pela rua, e um dos personagens é sequestrado. À época, a Riotur (empresa de turismo do Rio) ameaçou processar os estúdios Fox, responsáveis pelo desenho, mas o caso não passou disso Leia maisReprodução
Veja vídeos sobre o caso Snowden - 23 vídeos
Estudo demonstra pela primeira vez que beber água emagrece
Uma equipe de cientistas alemães demonstrou pela primeira vez que, como assegura a tradição popular, beber água emagrece. O estudo publicado na revista "American Journal of Clinical Nutrition" foi feito a partir da análise de cerca de 5.000 referências de diferentes bancos de dados de artigos científicos. As pessoas estudadas que aumentaram em um litro ao dia seu consumo de água emagreceram entre um e dois quilogramas a mais que o grupo de controle, que manteve sem alteração a quantidade de líquido que bebia Thinkstock/ Fonte: Run&Fun
Uma equipe de cientistas alemães demonstrou pela primeira vez que, como assegura a tradição popular, beber água emagrece.
Uma pesquisa clínica da universidade Charité de Berlim publicada nesta quinta-feira (29) na revista American Journal of Clinical Nutrition assegura que a ingestão de água reforça os efeitos de uma dieta de emagrecimento.
"Apesar de nas dietas normalmente ser recomendado beber muita água, até agora não havia nenhuma recomendação com base científica", disse o responsável da equipe de pesquisa, Rebecca Muckelbauer.
A partir da análise de cerca de 5.000 referências de diferentes bancos de dados de artigos científicos, os especialistas puderam comprovar que beber água efetivamente acelera os processos de emagrecimento quando se está fazendo uma dieta.
O estudo destaca a conclusão de uma série de dados sobre o sucesso de uma dieta em um grupo de idosos que aumentaram seu consumo médio de água.
As pessoas estudadas que aumentaram em um litro ao dia seu consumo de água emagreceram entre um e dois quilogramas a mais que o grupo de controle, que manteve sem alteração a quantidade de líquido que bebia.
O efeito de emagrecimento da água em combinação com uma dieta pode acontecer, segundo os cientistas, à simples sensação física de saciedade com a ingestão do líquido e à aceleração do metabolismo.
A atriz paraibana Mayana Neiva, a Charlene da novela Sangue Bom, da Globo, tem a seu favor a beleza exótica, de traços fortes, com olhos expressivos e sobrancelhas marcadas. As curvas tipicamente brasileiras também são um presente de que ela cuida muito bem - faz musculação, caminha, pedala e gosta de fazer stand up surfe nas praias cariocas nas horas vagas. A rotina de exercícios e um cardápio que restringe glúten e lactose são os grandes responsáveis pelo corpo desenhado Leia maisFernando Louza/Divulgação Boa Forma
Médicos se recusam a cumprir jornada e são afastados do Mais Médicos em AL
Profissionais começam a atuar no programa Mais Médicos74 fotos
71 / 74
2.set.2013 - Profissionais do programa Mais Médicos são recebidos por grupo de ciranda em Fortaleza (CE), na manhã desta segunda-feira. A Secretaria Municipal de Saúde receberá 26 médicos que serão locados em postos de saúde das regionais cinco e três, que abrangem 35 bairros. Os médicos foram recebidos na Palhoça do Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, na periferia da zona sudoeste da cidade Leia maisSGEP/MS/Divulgação
Dois profissionais brasileiros que se apresentaram nesta segunda-feira (2) foram afastados do programa Mais Médicos antes mesmo de iniciarem a atuar. As dispensas ocorreram em duas cidades de Alagoas. Os casos ocorreram nos municípios de Branquinha (a 65 km de Maceió) e Penedo (a 160 km da capital) e serão notificados ao Ministério da Saúde.
Saiba qual a proporção de médicos em cada Estado e o panorama em outros países
Segundo o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Alagoas, os dois profissionais se apresentaram, mas afirmaram que apenas iriam cumprir 40% da carga horária prevista no programa de 40 horas semanais.
Segundo a presidente do conselho, Normanda Santiago, as duas secretarias se recusaram a ficar com os profissionais logo após serem comunicadas das propostas. "Em Branquinha, o médico disse que iria ficar apenas 16 horas semanais. Mesmo caso em Penedo, em que a profissional veio do Rio de Janeiro e disse também que queria cumprir apenas 16 horas. Os municípios negaram e só querem médicos dentro do que foi preconizado pelo Ministério da Saúde", disse Santiago.
Segundo o conselho, os casos serão comunicados à coordenação do programa Mais Médicos nesta terça-feira (3), que decidirá sobre a exclusão dos dois inscritos. Os nomes dos profissionais não foram revelados.
Ainda segundo o Conselho, outros dois municípios que estavam na lista de 10 contemplados com médicos brasileiros também não receberam médicos nesta segunda-feira (2). Coité do Noia (a 120 km de Maceió) conseguiu contratar um médico antes da chegada do inscrito no programa.
Já em Barra de Santo Antônio, na Grande Maceió, os gestores não conseguiram finalizar o termo de adesão ao programa e perderam o profissional que selecionou o município.
Ao todo, 13 médicos deveriam ter iniciado atuação em Alagoas em 10 municípios, nesta segunda-feira (2). A expectativa do conselho agora é para a chegada de oito cubanos que devem atuar no Estado, além de outros dois profissionais estrangeiros.
Santiago, porém, descartou acordo com profissionais. "Nós estamos dispostos a atender as demandas dos municípios no Estado, mas apenas com o cumprimento da carga horária. Acho louvável o que os secretários fizeram, o que mostra o interesse que o programa dê certo", finalizou.
Dispensa
Em contato com o UOL, a assessoria de o Ministério da Saúde informou que o edital é claro ao informar que o médico deve cumprir 40 horas de trabalho.
O órgão informou ainda que quem não se dispuser a cumprir será automaticamente dispensado do programa. Ainda segundo a assessoria, nenhum outro caso similar de recusa de cumprimento de carga horária havia sido informado até a noite desta segunda-feira (2).
ONDE FALTA MÉDICO, FALTAM DENTISTAS E ENFERMEIROS, MOSTRA PESQUISA
A concentração de médicos nos grandes centros acompanha a de outros profissionais de saúde, como dentistas e enfermeiros, e a de unidades de saúde. Onde falta um, faltam os outros.
É o que o mostra um recorte da pesquisa Demografia Médica no Brasil, que se baseou em dados da AMS (Assistência Médico-Sanitária) do IBGE, que conta os postos de trabalho ocupados por profissionais de saúde