terça-feira, 21 de abril de 2015

Uma Festa Diferente



Quarta-feira, 22/4/2015 

 Uma Festa Diferente 

Ontem, falamos sobre o sangue do cordeiro na porta. Hoje falaremos sobre o cordeiro que verteu o sangue. A Páscoa que foi instituída por Deus foi considerada por Ele como uma grande Festa de Libertação da Escravidão. Todo este ritual deveria ser repetido anualmente para que o Seu povo nunca se esquecesse do livramento de Deus, como também servia para fortalecer a identidade do Povo Escolhido de Deus.

Deus, queria ensinar e mostrar que este ritual também se referia a algo muito mais importante que ocorreria no futuro : A vinda de Jesus que seria o verdadeiro Cordeiro de Deus que tiraria o pecado do mundo através de sua vida e morte. Jesus libertaria definitivamente o Seu povo da escravidão do pecado para todo o sempre.

Para aprendermos como Deus é perfeito em sua lições deixadas para nós, vamos apresentar abaixo alguns significados mencionados em Êxodo12, e Patriarcas e Profetas, Cap. 23 e 24.

1. Sangue nas Portas: Da mesma forma os méritos do sangue de Cristo devem ser aplicados à alma para não sermos achados em falta.
2. Hissopo: Usado na aspersão do sangue era símbolo da purificação física e do pecado.
3. Cordeiro Perfeito: Sem defeito algum, pois simboliza Jesus
4. Cordeiro Inteiro: Osso algum seria quebrado do Cordeiro de Deus
5. Carne: Além de preparada, devia ser comida. A Carne significa a Palavra de Deus. Devemos pela fé estar recebendo constantemente força e nutrição espiritual dEle, mediante a leitura de Sua Palavra.
6. Ervas Amargos: Indicava a amargura do cativeiro egípcio. Assim como o sofrimento de Jesus para nos salvar.Um remédio amargo e eficiente.
7. Pães Asmos: Pão sem Fermento. Pois o fermento significa pecado, e Jesus é o nosso “pão”, que não tem nnhum pecado (fermento).

Normalmente em uma festa não existe a palavra “pressa”, afinal qualquer que seja a comemoração tem que ser vivida com tranqüilidade. Mas nesta festa criada por Deus foi diferente. Antes da alegria os hebreus viveram a pressão de uma noite Juízo :

“Às pressas e em silêncio comeu-se o cordeiro pascal. Com temor respeitoso, o povo orava e vigiava, estando o coração do primogênito, desde o homem forte até a criancinha, a palpitar de um terror indefinível. P.Profetas,pag.279.
“Com os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a Páscoa do Senhor". Êxo. 12:1-28. 

Logo após comer deveriam estar prontos para a partida. Então comeram em pé com as “malas prontas”. Afinal uma vez libertos não poderiam ficar mais nenhum minuto vinculados a escravidão e pecado. Começando imediatamente uma nova vida. Assim como todos que se sentem perdoados por Cristo.
Pense: Os hebreus tiveram que obedecer nos mínimos detalhes a ordem de Deus para serem salvos. Logo, vemos a união das Obras (ritual) e da Fé, pois tiveram que acreditar na ordem Divina para então obedecer e esperar a salvação de Deus.
Decisão: O que você precisa fazer Hoje para definitivamente crer na salvação gratuita oferecida por Jesus para você? Qual é o resultado desta decisão?