segunda-feira, 16 de setembro de 2013

detido blogueiro chinês

Detido blogueiro   chinês-americano      confessa a "irresponsável" mensagens on-line

Arquivo Reuters
Venture sino-americano capitalista Charles Xue, amplamente conhecido como Xue Manzi, apareceu na TV estatal chinesa no domingo e discutidos os perigos da Internet.
PEQUIM - A televisão estatal chinesa exibiu um vídeo surpreendente domingo de um dos mais conhecidos blogueiros do país em algemas admitindo que ele divulgar informações irresponsável na Internet - apenas alguns dias depois que o governo anunciou uma nova repressão aos rumores online. 
Charles Xue, mais conhecido sobre a China do Twitter, como o serviço Weibo pelo seu punho Xue Manzi, é um dos comentadores sociais mais populares do país, com 12 milhões de seguidores.
O capitalista venture sino-americano é conhecido por fazer declarações polêmicas sobre questões sociais e políticas - por isso a sua confissão de que ele postou informações não verificadas em sua conta foi ainda mais surpreendente.
Em um esforço para conter a Internet rebelde da China, a mais alta corte do país emitiu uma  interpretação judicial na semana passada, dizendo que usuários de mídias sociais que têm 5.000 ou mais seguidores / leitores ou são republicados mais de 500 vezes pode ser acusado de "criar uma perturbação" se as suas postagens incluem rumores ou informações falsas. Aqueles encontrados em desacordo com as novas regras poderão enfrentar penas de prisão de até três anos.
Xue teria sido provavelmente o caso mais alto nível até agora envolvendo as novas leis de mídia - se ele tivesse sido realmente cobrado com isso. Em vez Xue foi detido há três semanas e acusado de supostamente solicitar prostitutas e sexo em grupo - mas a polícia inicialmente não fez nenhuma menção de suas postagens online.    
Durante o relatório de 10 minutos na televisão estatal CCTV, Xue disse: "Eu era irresponsável. Eu não verificar corretamente todos os fatos em meus posts. "Ele alertou," a liberdade de expressão não pode substituir a lei. "
Repórteres CCTV questionado Xue especificamente sobre alguns de seus posts ofensivos, o Washington Post relatou . Em uma delas, ele se perguntou se a água da China, cuja qualidade está sempre em questão, contida contraceptivos.
"Primeiro de tudo, eu não checar meus fatos", disse Xue. "Em segundo lugar, eu não levantar sugestões construtivas para resolver o problema. Em vez disso, eu simplesmente espalhar essas idéias emocionalmente. "
Ele disse que, como sua popularidade cresceu on-line, cada vez mais ele se sentiu "como um rei na Internet", que "gratificada [sua] vaidade muito."
"Não é certo para [bloggers populares] comportar-se maior do que a lei", disse ele . "Se não existe um padrão moral ou o custo para a difamação, você não pode controlar a Internet. E não há limites. Torna-se um grande problema. "
Com milhões de seguidores, Xue é o que é conhecido na China como "Big V", um aceno para o "V" que é aposta para os perfis de usuários verificados no Weibo. As autoridades chinesas têm a percepção da influência desses mega-usuários têm a opinião popular on-line e nos últimos meses têm tentado dobrar este grupo de formadores de opinião para a sua vontade.
Em 10 de agosto, mais de uma dúzia de Big Vs se reuniu com o diretor do Escritório Estatal de Informações da Internet , onde foram avisados ​​para seguir a nova linha e facilitar as discussões on-line "mais positivos" ou enfrentar as consequências.
Aparição no ar de Xue não passou despercebido por outros usuários Big V.
"Quando Xue foi preso, foi alegado pela mídia de que ele foi detido por alegada sexo em grupo, não para a sua identidade V Big", escreveu Yang Bo, ele próprio um V grande com mais de 9 milhões de seguidores no Weibo. "Mas agora Xue está fazendo uma confissão de espalhar irresponsáveis ​​mensagens on-line e não tem nada a ver com prostituição ... Se isso é um problema da prostituição ou discurso on-line ainda permanece obscuro." 
Confissão de domingo por Xue - notícias âncoras estresse falou da prisão em sua própria vontade - foi instalado pela primeira vez com um breve resumo das acusações de solicitação de prostituição contra ele, mas focado em seus problemas online. A confissão muito público sugere que a China está apoiando a sua repressão Internet com as conseqüências.
Enquanto os investigadores supostamente cavar a veracidade de seus quase 85 mil mensagens on-line, Xue tomou grandes esforços para elogiar as novas leis.
"É muito necessário liberar essas leis e regulamentos de hoje", disse Xue domingo. "Sem regulamentação, não há punição para espalhar boatos."
Desde a detenção de Xue, parece que outro Big V de ter tomado essa lição.
Pan Shiyi, outro Big V com mais de 16 milhões de seguidores no Weibo, teve de China websphere alvoroçado semana passada, após a falar normalmente suave magnata imobiliário gaguejou através de uma resposta a um repórter da CCTV sobre as responsabilidades sociais do Big V do.  
"Eu sinto que 'Big Vs' - pessoas com um monte de fãs - devem ter ainda mais altos requisitos de si mesmos, deveriam ter mais disciplina", Pan cautelosamente disse ao repórter. "Você não pode ser tão casual."
NBC News 'Chenyue Zhu contribuíram para este relatório